Receita Federal retém 146 kg de cocaína no Porto de Paranaguá
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na retenção de 146,50 kg de cocaína no último dia 14, no Porto de Paranaguá, no litoral paranaense.
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na retenção de 146,50 kg de cocaína no último dia 14, no Porto de Paranaguá, no litoral paranaense. A droga foi inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador, no método conhecido como rip/on - rip/off e tinha como destino final a Arábia Saudita, com transbordo na Espanha.
A droga foi encontrada em cinco bolsas colocadas em um contêiner com uma carga lícita de bobinas de papel/celulose para exportação e foi selecionado para fiscalização por critérios de gerenciamento de risco, e submetido à inspeção da equipe de cães de faro Receita Federal. O agente canino Enzo atuou na inspeção. Um scanner também foi usado.
Com a apreensão do dia 14, já são 263 kg de cocaína retidos no porto paranaense pela Receita Federal neste ano. Em 2024, servidores do órgão efetuaram a retenção de 1,3 toneladas kg de cocaína no complexo portuário de Paranaguá. Ao fim da operação, a droga foi entregue à polícia judiciária competente para prosseguimento de investigações. (Com informações da assessoria Receita Federal)
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.